domingo, 4 de março de 2012

Dicas para minimizar o efeito dos agrotóxicos dos alimentos

Olá boa tarde!
Hoje domingo, dia de fazer almoço no capricho, então que tal alguns cuidados com as frutas e verduras?


Alface, batata, maçã e morango: Deixar de molho por 30 minutos numa solução de bicarbonato de sódio e suco de limão, pois existe uma possibilidade de alguns agrotóxicos se desestabilizarem em pH ácido. Depois precisam ser lavados em água corrente. No caso da batata, é indicado também descascá-la. A receita é a seguinte: 1/2 colher de sopa de bicarbonato em pó + suco fresco de 1 limão para cada 1 litro de água.

Tomate, berinjela e pepino: Escolher os mais franzinos e mais maduros, pois com o passar do tempo os venenos vão se dissipando. Evitar consumo diário.

Banana, mamão e laranja: Evitar o mamão papaia e frutas muito bonitas. Livre-se das cascas, após lavá-las muito bem, uma vez que os agrotóxicos estão na superfície. Para tirar proveito das cascas e sementes usar somente frutas de cultura orgânica.
Cenoura e beterraba: Lavar com uma escova macia e limpar bem qualquer resíduo de terra.


Observação importante: 
Para pessoas com doenças de baixa imunidade como o câncer e a AIDs, além das que se encontram em estado de convalescença, recomenda-se o consumo massivo de alimentos de cultura orgânica, evitando ao máximo os alimentos da cultura convencional, muito cozidos ou industrializados.

Fonte e imagens: google

Nenhum comentário: