segunda-feira, 16 de abril de 2012

Isopor: Evite!!


Vou  falar um pouco sobre algo, que eu particularmente fico invocado: porque os supermercados usam tantas bandejas de isopor?
você compra carne, vem com isopor, queijo, presuntos..
e na maioria dos lugares não tem reciclagem!
Bem que as pessoas que fazem festas infantis podiam criar uma associação e reciclar isso, bem que dá fazer uma carinha, um pezinho sei lá...é só colocar a criatividade a funcionar!!

Fica ai  a dica!!

No Blog da Maria Reciclona ela reutiliza para fazer quadros, vejam:



Bom, agora vamos lá falar do isopor:

 

Evite comprar alimentos ou outros produtos com embalagem de isopor. Isopor é, na verdade, uma espuma de poliestireno, obtida a partir do benzeno, produto reconhecidamente cancerígeno. O benzeno é convertido em estireno e depois injetado com gases, que lhe dão a consistência de espuma. Os gases mais usados nesse processo são os CFCs, os mesmos que estão destruindo a camada de ozônio que envolve o planeta. A espuma de poliestireno é totalmente não-biodegradável. O isopor é uma grande ameaça à vida, porque contamina alimentos. 
Além disso, ao partir-se em pequenos pedaços, podem ser ingeridos por diversos animais.

O isopor utilizado para embalagens no Brasil chega a 18 mil toneladas ao ano e, segundo a APAS (Associação dos Supermercadistas do Estado de São Paulo), ainda não há uma estimativa da quantidade utilizada em Jundiaí.

Uma esperança: 
O Brasil produziu cerca de 66,7 mil toneladas de isopor comum (EPS) em 2009. A reciclagem do material ainda é tímida, mas cresce na indústria. Em 2007, a Termotécnica, de Joinville (SC), que fabrica 35% do isopor brasileiro, reciclou 40 toneladas por mês do material. Ano passado, o número subiu para 400 toneladas mensais - um aumento de 900%. O isopor reciclado se transforma em material para a fabricação de plástico.  (http://www.termotecnica.com.br)


Janízio Felisberto



Um comentário:

Teresita disse...

que bonito ha quedado!!!!