terça-feira, 10 de abril de 2012

DICAS ECOLÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO


Vamos as próximas dicas, porque nunca é demais saber e sempre é bom compartilhar o que se aprende!

Amianto - Substância cancerígena ainda comercializada no país, principalmente em caixas d'água e telhas de fibro-cimento. 
Procure alternativas para evitar danos à saúde, inclusive dos trabalhadores que construírem a habitação. Milhões de pessoas em todo o mundo, expostas ao amianto ou a produtos feitos com o mineral, estão sob risco de desenvolver mesotelioma, um câncer maligno das membranas que cobrem os pulmões e abdômen.
E este câncer é resistente às terapias atuais. Além disso, a exposição ao amianto aumenta o risco de câncer de pulmão entre os fumantes.

Vernizes - Todos os vernizes líquidos emitem gases tóxicos durante a secagem, às vezes por meses a fio. Evite o uso destes líquidos. Se absolutamente necessário, use os de poliuretano de dois componentes e mantenha forte ventilação enquanto os odores estiverem presentes.

Pintura - Quando disponível, procure tintas com formulação não tóxica. Se não, use tinta a base de água em vez de tintas com solventes para diminuir as emissões de gases tóxicos e permitir a limpeza com água. Na remoção de pinturas envelhecidas, use lixa e areia até o limite do possível para evitar o uso de solventes, e não se esqueça de usar máscara protetora. Para remover tinta de pincéis, envolva-os com tecido embebido em vinagre, ferva por alguns minutos e depois lave com sabão e água.

Compensados e aglomerados de madeira - Use madeira maciça sempre que possível. Formaldeídos emitidos por compensados e finas partículas emitidas por aglomerados são importantes fontes de contaminação do ambiente doméstico. Estes materiais devem ser sempre que possível selados para diminuição das emissões. E lembre-se, a indústria da madeira é talvez a maior força de destruição das nossas florestas, por isto, só compre madeira com certificado de qualidade ambiental fornecido pelo FSC - Forest Stewardship Council.

 



Mais dicas:
Use tijolo de solo-cimento (ecológico)O processo de secagem ao sol confere a este produto o título de tijolo ecológico. Sem precisar ir ao forno, o uso deste tijolo em construções de casas médias poupa a queima de 60 árvores. Apesar do preço do milheiro do ecológico ser superior ao tijolo tradicional ainda é compensador devido à redução de gastos com cimento, madeira e, em muitos casos, massa corrida.


Use madeira com certificação de origem
Compre apenas madeira com o selo que confere ao produto a extração sem a degradação de solo e o ambiente do local onde foi retirada. Em média este tipo de madeira custa 15% mais do que a madeira sem certificação de origem. Vale lembrar que não há diferença entre os dois tipos de madeira em termos de qualidade.



Instale um sistema de captação de água de chuva
A captação de água da chuva pode ser o seu maior aliado no futuro, cujas previsões são sombrias para o abastecimento de água. Outra vantagem é a economia na conta.



Tenha um sistema de energia solar para aquecer a água
A instalação de um sistema de energia solar numa residência possibilita a redução de pelo menos 30% no consumo de energia elétrica. Em média, o investimento neste tipo de equipamento é recuperado em dois anos de economia na conta de luz.

Até a próxima dica!!

janízio Felisberto


Imagens ilustrativas: google

Nenhum comentário: