sábado, 18 de fevereiro de 2012

Intoxicação por inseticidas




Não se deve tomar leite porque se a intoxicação foi  por via digestiva a gordura do leite facilita a absorção do produto pela mucosa intestinal. Todo o inseticida orgânico tem afinidade por gordura. No passado o uso de inseticida inorgânico como o arsênico e outros eram recomendados o uso de leite para formar uma malha no estômago devido à coagulação do leite e retardar a absorção. Não existe um produto de uso geral para prevenir as intoxicações. Após o trabalho com esses produtos o ideal é tomar um banho com bastante água e sabão, pois o maior número de intoxicações ocorre por via dérmica.

Os inseticidas de pronto uso têm uma formulação, a concentração do produto químico, bem como um recipiente próprio para evitar a contaminação das pessoas. No entanto, sempre é bom tomar alguns cuidados, pois o risco de contaminação ou de alergias provocadas pelos produtos químicos é grande.
São estas algumas das medidas:
  • Ler com atenção o rótulo da embalagem. Verificar como o produto deve ser aplicado e os cuidados a serem tomados.
  • Muitos produtos não devem ser deixados expostos ao ambiente na presença de crianças e animais, por isso atenção às instruções;
  • Quando trabalhar no jardim e utilizar algum produto químico, pulverize o produto em direção ao vento, pois se isto for feito contra o vento, corre-se o risco de inalar o produto, ou tê-lo em contato com a pele. Algumas áreas do corpo são mais permeáveis a produtos químicos, como por exemplo, o couro cabeludo;
  • Se utilizar inseticidas em spray, sair do ambiente por um tempo para evitar a inalação do produto;
  • Caso utilize algum inseticida onde a diluição deve ser feita, usar os equipamentos de proteção individual (EPI) sugeridos na embalagem, como luva de nitrila, óculos protetores, máscara e botas.
Caso haja suspeita de intoxicações, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde ou Centro de Intoxicações, levar a embalagem do produto para que o médico possa medicar corretamente o acidentado.






Nenhum comentário: