sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ratos



Roedores


Os ratos pertencem a Ordem Rodentia, que abrange todos os roedores. Das mais de 1.700 espécies distribuídas pelo mundo, cerca de 125 estão classificadas como pragas e 3 são de grande importância para o homem. São elas: Mus musculus, Rattus norvegicus e Rattus rattus. Estas espécies costumam ocorrer isoladamente, porém em algumas situações podemos ter até duas espécies infestando uma determinada área. A presença destes roedores em nosso meio ainda pode acarretar outros problemas como os acidentes devido aos danos causados em fios e cabos de máquinas e instalações elétricas. A presença de ruídos e chiados em ligações telefônicas se deve muitas vezes aos ratos. Cabos e fios danificados perdem a capacidade de transmissão e ficam sujeitos a umidade a ação de outros agentes, como as formigas.
Os ratos são ainda responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças ao homem. A Organização Mundial da Saúde já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis, destacando-se a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas, micoses, helmintíases entre outras. Os ratos (Rattus norvegicus e Rattus rattus) urinam várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, aproximadamente 40 vezes. Com esta informação e estes sendo vetores de doenças, podemos calcular quantos possíveis focos de contaminação estariam disseminados pelo ambiente.(Fonte: Google)





HABILIDADES FÍSICAS

Roem materiais considerados duros;
Sobem em encanamentos em várias condições;
Equilibram-se sobre cordas e fios;
São ótimos nadadores e mergulhadores;
Dão saltos horizontais e verticais;
Podem cair de uma altura de até 15 metros;
Cavam túneis de até um metro e meio de profundidade.



PREVENÇÃO

Medidas Preventivas para o Controle de Camundongos e Ratos. (Camundongo não é classificado como rato e sim roedor):

1 - Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos. Determinar um local comum para refeições e colocar os restos de alimentos em recipientes fechados.

2 - Recolher os restos alimentares em recipientes adequados, preferencialmente, sacos plásticos, que deverão ser fechados e recolhidos pelo serviço de coleta urbana.

3 - Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados.

4 - Não acumular objetos inúteis ou em desuso; Vistoriar carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de camundongos.

5 - Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores. Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.

6 - Colocar telas removíveis em abertura de aeração, entradas e condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.
                                             

PORTA ISCA INSTALADOS.









Nenhum comentário: