quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mofo o que fazer?

Inverno + chuva = ambiente propício a mofo.

Algumas medidas a serem tomadas: 
  1. Procurar manter portas e janelas abertas por períodos prolongados no inverno em dias não chuvosos, além de pôr ventiladores em funcionamento ou mesmo aparelhos desumidificadores.
  2. Há no mercado a venda vários produtos com propriedades antimofo, como tintas, vernizes, além de argamassas especiais, com maior poder de vedação.
  3. Quando ainda houver possibilidade, devem-se criar aberturas que permitam a ventilação cruzada. Ao instalar armários, é preciso pôr respiradores nas portas e divisórias laterais", aconselha. 
  4. O emprego de soluções caseiras com utilização de água sanitária, que vão combatê-los periodicamente e não resolver o problema de vez, o ideal é lavar muito bem a área mofada com água e deixar secar.Esperar algumas semanas, e, se o mofo voltar, repetir a operação.Se houver infiltrações ou vazamentos, é preciso eliminar o problema.Depois, passar seladora e pintar. (fonte: guiadaobra.net)



Dica caseira:
é uma mistura caseira com ingredientes simples que basta ser aplicada uma vez por mês em armários, gavetas, paredes, azulejos e box de banheiros para prevenção ou eliminação dos focos de mofo.
A fórmula leva 240 ml de vinagre branco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture em um recipiente alto, pois a mistura ácido e base, fará a solução borbulhar. Coloque em um borrifador e aplique. Aguarde 10 minutos e passe um pano seco para limpar.

Aproveite o verão para passar selador e pintar assim no inverno e períodos chuvosos o problema estará controlado.

Abraços,

Janízio


2 comentários:

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

vou experimentar esta mistura!

Zuleide Felisberto disse...

eu já usei e uso as vezes ajuda...isso qdo o mofo não está já totalmente instalado,ai tem que tirar aquele cimento passar um vedacit e cimentar de novo...