segunda-feira, 9 de abril de 2012

DICAS ECOLÓGICAS PARA A COZINHA



Lavando a louça: detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente.
 
Ao cozinhar, coloque tampas sobre as panelas. Prefira as panelas de pressão, coloque-as  centralizadas sobre o queimador e regule a chama para que seja menor que a      base da panela. Você terá uma economia de 20%.
 
 Evite o uso de pratos e copos descartáveis. Eles consomem energia na sua       fabricação e aumentam a quantidade de lixo. Prefira produtos de cristal, vidro    ou cerâmica.
 
 Exija dos fabricantes de geladeiras a certificação 'greenfreeze', que não ataca a camada de ozônio nem aquece o planeta.
 
Não utilize a parte de trás da geladeira para secar panos ou roupas. Mantenha a ventilação adequada do radiador da geladeira, você terá uma economia de 15% de energia.

Mais dicas: 
APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite… dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc… Muito mais rápido e economizando 70% de gás.


COMA MENOS CARNE VERMELHA. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.


LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
fonte e imagens: google /http://www.vidasustentavel.com

Janizio Feliberto

3 comentários:

Maria Reciclona disse...

É isso aí Janizio, cada um fazendo a sua parte e o Planeta será um lugar melhor para todos.
Um abraço

MaTa Cupi"N" disse...

verdade Maria um tempo atrás quem economiza agua energia, era considerado pão-duro, hoje é necessário, é preciso!!

Zuleide Felisberto disse...

eu ajudo o planeta, consumo pouca carne, cozinha na panela de pressão , e tento reciclar na medida possivel!!